Esta olaria preta faz parte das memórias da minha infância, quando andavam pela minha aldeia mulheres de Bisalhães com cestos à cabeça cheios de panelos e panelas e caçoilas e chocolateiras e alguidares para irem ao forno (e que bom era o arroz do forno feito nesses alguidares!) e "tanhas" ou talhas para o azeite e para cortilhar as azeitonas e canecas para o vinho ("pichorras" como lhes chamava o meu avô) e assadeiras para as castanhas... e outros utensílios para uso na cozinha. E mais tarde, quando estudante em Vila Real, recordo a Feira dos Pucarinhos na noite de S. Pedro no Largo da Porta Nova e as nossas brincadeiras, no fundo da avenida, junto ao liceu, a jogar o pucarinho que comprávamos na feira. O chão ficava pejado de cacos pretos.
Memórias que guardo com muito carinho da loiça de Bisalhães.
"A olaria negra de Bisalhães e a gastronomia regional estão em destaque no pavilhão de Portugal da Expo Dubai, para valorizar e promover a louça de Vila Real classificada pela UNESCO.A participação na Expo Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, resulta de uma iniciativa conjunta entre o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), o município de Vila Real e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) Portugal Global.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) inscreveu a 29 de novembro de 2016 o processo de fabrico do barro preto de Bisalhães na lista do Património Cultural Imaterial que necessita de salvaguarda urgente.
Este é considerado um ofício duro, exigente, com recurso a processos que remontam, pelo menos, ao século XVI. O processo de fabrico inclui desde o tratamento inicial que se dá ao barro até à cozedura.
As peças que nascem pelas mãos dos artesãos são depois cozidas em velhinhos fornos abertos na terra, onde são queimadas giestas, caruma, carquejas e abafadas depois com terra escura, a mesma que lhe vai dar a cor negra.
E foi este processo de fabrico que foi classificado pela UNESCO.
A Expo 2020 Dubai conta com a participação de 192 países e é a primeira a decorrer no Médio Oriente entre 01 de outubro e 31 de março."
De: pporto.pt
publicado por.
Jeracina Gonçalves - barcelos/Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário